Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Interpretações de Significado em Educação Matemática

2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 32; Issue: 62 Linguagem: Português

10.1590/1980-4415v32n62a01

ISSN

1980-4415

Autores

Ole Skovsmose,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo Como ponto de partida para uma interpretação de significado em Educação Matemática, consideremos duas crianças brasileiras fictícias, Paulo e Eloísa. Elas têm experiências de vida diferentes, e tais diferenças referem-se às condições sociais, econômicas, culturais e religiosas, e também às visões, suposições e preconceitos que poderiam construir algo como significativo ou sem sentido. A fim de articular a formação sociopolítica das experiências de significado, apresento uma interpretação do significado com referências no foregroundsdos estudantes. A ideia básica é reconhecer que os foregroundssão formados por uma série de fatores sócio-políticos. Esses fatores são discutidos em termos de foregroundspolarizados, destruídos, amputados, direcionados e multiplicados.

Referência(s)