
BINGO COM NÚMEROS INTEIROS NA EJA: METODOLOGIA PARA ENSINAR REGRAS DE SINAIS NA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
2016; Volume: 11; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2237-4760
AutoresRitianne de Fátima Silva Oliveira, Ademir Brandão Costa, Thiago Beirigo Lopes, Marcelo Franco Leão,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEm plena era das tecnologias da informacao e comunicacao, o que ainda observamos na educacao basica e que vivemos uma dicotomia entre o tradicionalismo e as novas praticas pedagogicas. O que se observa na maioria das aulas de matematica e o predominio de metodologias ultrapassadas baseadas na resolucao e repeticao de exercicios. Tais situacoes nao atendem as demandas para a formacao critica cidada na atualidade e isso exige dos professores buscarem alternativas para que o ensino de matematica possibilite a construcao de aprendizagens com significado. Esse estudo configura-se como relato de experiencia, descritivo e exploratorio, que discorre sobre um bingo para tornar o ensino da multiplicacao com numeros inteiros mais prazeroso, dinâmico e interativo. Seu intuito foi amenizar as lacunas sobre multiplicacao de numeros positivos e negativos nao dirimidas na compreensao do assunto, geralmente associadas as regras de sinais. Seu desenvolvimento ocorreu no 2o semestre de 2014 e envolveu a turma da 3a etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Canaa dos Carajas/PA. A turma apresenta heterogeneidade quanto a classe social, idade, maturidade e genero. No decorrer das atividades, surgiram situacoes interessantes em que os discentes socializavam suas percepcoes, tais como a da numeracao das cartelas com numeros primos e em modulo, cuja composicao quando em dois fatores onde um ou ambos sejam maiores do que 6 impossibilitavam completar a cartela de bingo. Para 88% dos participantes a estrategia facilitou a compreensao desses conceitos matematicos. Portanto, ficou evidente que metodologias diferenciadas desenvolvidas no ensino de conteudos matematicos que exijam maior abstracao, como e o caso das regras de sinais na multiplicacao com numeros inteiros, podem tornar o estudo mais prazeroso e favorecer a construcao de aprendizagens.
Referência(s)