Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O novo currículo do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ, Campus Petrópolis

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2018v35n2p478

ISSN

2175-7941

Autores

Daniel Neves Micha, Marcília Elis Barcellos, Glauco dos Santos Ferreira da Silva, Elisabeth Gonçalves de Souza, Marcos Corrêa da Silva, Eduardo Teles Da Silva, Demerson Nunes Gonçalves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A Resolução 02/2015 do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação estabeleceu novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de formação inicial e continuada de professores, onde se incluem os cursos de licenciatura. Nesse trabalho, apresentamos uma proposta curricular para um curso de licenciatura em física na modalidade presencial (noturna) em adequação com as novas DCN. Apesar da imposição da reestruturação de todos os cursos a nível nacional em até dois anos, não foi esse o principal motivador de nossa revisão curricular, haja visto que o processo já havia sido iniciado com a instauração de uma Comissão de Reformulação no ano anterior à publicação da resolução. Dessa forma, apresentamos, nesse trabalho, as mudanças realizadas para cumprimento das exigências legais, bem como a discussão do processo reflexivo e autocrítico vivido na elaboração desse currículo, o qual se baseia na experiência acumulada pelos autores desse trabalho, professores, alunos e funcionários, ao longo dos oito anos de oferta do Curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ campus Petrópolis. Além das análises reflexivas, descrevemos também às análises quantitativas de evasão e retenção ao longo da oferta do curso que justificaram as mudanças propostas.

Referência(s)