
Linguagem corporal e ação didático-comunicativa: possibilidades de diálogo entre as pedagogias crítico-superadora e crítico emancipatória
2018; Volume: 6; Linguagem: Português
ISSN
1982-1816
AutoresMarcelo Paraíso Alves, Ramon de Oliveira Lobato, Michele Mota Itaboray, Fernando de Paiva Reis,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoA pesquisa busca identificar os conceitos de linguagem utilizados nas abordagens critico-superadora e critico-emancipatoria, bem como discutir possiveis aproximacoes e distanciamentos das referidas tendencias pedagogicas. O estudo configurou-se no processo de formacao em Licenciatura Plena no curso de Educacao Fisica principalmente nas disciplinas de Educacao Fisica Aplicada a Educacao Basica, Bases Pedagogicas da Educacao Fisica e nas praticas pedagogicas vivenciadas no Estagio Supervisionado em Educacao Fisica Escola, nos despertando o interesse pela linguagem corporal e a pedagogia didatico-comunicativa. O duplo movimento supra citado, nos permitiu refletir sobre alguns aspectos: Seria possivel estabelecer aproximacoes entre as tendencias mencionadas? Quais os limites de intervencao das referidas abordagens? Quais as suas divergencias para alem das teorias que as fundamentam? Nesse sentido, tornou-se fundamental, para o estudo, denominarmos os conceitos de linguagem corporal e linguagem didatico-comunicativa. Como arcabouco metodologico optamos em desenvolver uma abordagem qualitativa de cunho bibliografica descritiva, pois consideramos que essa perspectiva nos permitiu uma aproximacao com outros estudos e referenciais teoricos que buscam a tematica investigada. Portanto, na intencao de atingir o objetivo proposto estabelecemos o seguinte percurso teleologico: no primeiro momento discutimos sumariamente os pressupostos teoricos da abordagem critico-superadora e a sua relacao com a linguagem corporal. No segundo momento estabelecemos as bases teoricas da abordagem critico-emancipatoria e suas relacoes com uma pedagogia didatico-comunicativa. E, por fim, no terceiro momento, discutimos as aproximacoes e distanciamentos entre as referidas abordagens.
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