Artigo Produção Nacional

Linguagem corporal e ação didático-comunicativa: possibilidades de diálogo entre as pedagogias crítico-superadora e crítico emancipatória

2018; Volume: 6; Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

Marcelo Paraíso Alves, Ramon de Oliveira Lobato, Michele Mota Itaboray, Fernando de Paiva Reis,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

A pesquisa busca identificar os conceitos de linguagem utilizados nas abordagens critico-superadora e critico-emancipatoria, bem como discutir possiveis aproximacoes e distanciamentos das referidas tendencias pedagogicas. O estudo configurou-se no processo de formacao em Licenciatura Plena no curso de Educacao Fisica principalmente nas disciplinas de Educacao Fisica Aplicada a Educacao Basica, Bases Pedagogicas da Educacao Fisica e nas praticas pedagogicas vivenciadas no Estagio Supervisionado em Educacao Fisica Escola, nos despertando o interesse pela linguagem corporal e a pedagogia didatico-comunicativa. O duplo movimento supra citado, nos permitiu refletir sobre alguns aspectos: Seria possivel estabelecer aproximacoes entre as tendencias mencionadas? Quais os limites de intervencao das referidas abordagens? Quais as suas divergencias para alem das teorias que as fundamentam? Nesse sentido, tornou-se fundamental, para o estudo, denominarmos os conceitos de linguagem corporal e linguagem didatico-comunicativa. Como arcabouco metodologico optamos em desenvolver uma abordagem qualitativa de cunho bibliografica descritiva, pois consideramos que essa perspectiva nos permitiu uma aproximacao com outros estudos e referenciais teoricos que buscam a tematica investigada. Portanto, na intencao de atingir o objetivo proposto estabelecemos o seguinte percurso teleologico: no primeiro momento discutimos sumariamente os pressupostos teoricos da abordagem critico-superadora e a sua relacao com a linguagem corporal. No segundo momento estabelecemos as bases teoricas da abordagem critico-emancipatoria e suas relacoes com uma pedagogia didatico-comunicativa. E, por fim, no terceiro momento, discutimos as aproximacoes e distanciamentos entre as referidas abordagens.

Referência(s)