A APLICABILIDADE DO CONTEÚDO LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITATIRA-CE.
2018; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 88; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresFrancisca Samara Marcolino, Lia De Almeida Rocco, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoAs Lutas se desenvolveram processualmente se tornando um dos elementos da cultura corporal. A Educacao Fisicacom suas multiplas manifestacoes deve ser assumida como disciplina de relevância, considerando as contribuicoes globais queesse conteudo oferece aos sujeitos, entre as quais as Lutas e parte constituinte no oferecimento de tais beneficios. Verificar aaplicabilidade do conteudo Lutas nas aulas de Educacao Fisica em escolas publicas de Itatira-CE. O estudo foi realizado com 5professores que ministram aulas de Educacao Fisica em escolas publicas municipais e estaduais do referido municipio, foiutilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicacao de um questionario com questoes 5 questoesfechadas e 1 questao aberta. Os resultados mostram que 100% (n=5) dos professores utilizam as Lutas como conteudo dasaulas de Educacao Fisica, quanto a metodologia 100% dos professores (n=5), afirmam que se utilizam de praticas recreativas/ludicas, 60% (n=3) apresentam videos aos alunos relacionados as Lutas, 20% (n=1). Sobre que tipo de Lutas devem serpraticadas na escola, os professores se dividem entre praticas ludicas, Lutas especificas como Judo, Capoeira e Carate e adiversidade de praticas, revelando a importância do docente firmar-se no reconhecimento do valor pedagogico e na formametodologica que efetivamente contribuira na formacao do aluno. Para refletir sobre a relacao entre a pratica de Lutas e aviolencia, 60% (n=3) dos professores afirmaram que essas vivencias nao promove violencia e 40% (n=2) responderam quedepende do professor se as Lutas irao contribuir em atitudes violentas. A partir dos resultados do presente estudo, pode-seconsiderar que os professores pesquisados reconhecem e adotam as Lutas como conteudo em suas aulas, valendo-se namaioria das vezes de praticas ludicas e recreativas, na tentativa de se promover uma Educacao Fisica inclusiva e integradoraque contribua na construcao de cidadaos criticos e pacificos.
Referência(s)