Artigo Revisado por pares

A APLICABILIDADE DO CONTEÚDO LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITATIRA-CE.

2018; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 88; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Francisca Samara Marcolino, Lia De Almeida Rocco, Patrícia Ribeiro Feitosa Lima,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

As Lutas se desenvolveram processualmente se tornando um dos elementos da cultura corporal. A Educacao Fisicacom suas multiplas manifestacoes deve ser assumida como disciplina de relevância, considerando as contribuicoes globais queesse conteudo oferece aos sujeitos, entre as quais as Lutas e parte constituinte no oferecimento de tais beneficios. Verificar aaplicabilidade do conteudo Lutas nas aulas de Educacao Fisica em escolas publicas de Itatira-CE. O estudo foi realizado com 5professores que ministram aulas de Educacao Fisica em escolas publicas municipais e estaduais do referido municipio, foiutilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicacao de um questionario com questoes 5 questoesfechadas e 1 questao aberta. Os resultados mostram que 100% (n=5) dos professores utilizam as Lutas como conteudo dasaulas de Educacao Fisica, quanto a metodologia 100% dos professores (n=5), afirmam que se utilizam de praticas recreativas/ludicas, 60% (n=3) apresentam videos aos alunos relacionados as Lutas, 20% (n=1). Sobre que tipo de Lutas devem serpraticadas na escola, os professores se dividem entre praticas ludicas, Lutas especificas como Judo, Capoeira e Carate e adiversidade de praticas, revelando a importância do docente firmar-se no reconhecimento do valor pedagogico e na formametodologica que efetivamente contribuira na formacao do aluno. Para refletir sobre a relacao entre a pratica de Lutas e aviolencia, 60% (n=3) dos professores afirmaram que essas vivencias nao promove violencia e 40% (n=2) responderam quedepende do professor se as Lutas irao contribuir em atitudes violentas. A partir dos resultados do presente estudo, pode-seconsiderar que os professores pesquisados reconhecem e adotam as Lutas como conteudo em suas aulas, valendo-se namaioria das vezes de praticas ludicas e recreativas, na tentativa de se promover uma Educacao Fisica inclusiva e integradoraque contribua na construcao de cidadaos criticos e pacificos.

Referência(s)