Artigo Revisado por pares

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA

2018; Mato Grosso do Sul; Volume: 11; Issue: 27 Linguagem: Português

10.30681/rln11273368

ISSN

1983-8018

Autores

Simone de Souza Naedzold, Leandra Inês Seganfredo Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este texto visa refletir sobre o conceito de Transposicao Didatica de Chevallard (2009), naformacao docente. Pretende-se ponderar sobre a internalizacao/aprendizagem do conceito pelosprofessores e a acao destes em sala de aula na movimentacao/transicao entre os saberes sabios/aensinar/ensinados, e sua relacao com a noosfera, conforme as etapas da Transposicao e asimplicacoes que as atividades determinam, ate a construcao de conhecimentos pelos estudantes.Analisamos como corpus o “Orientativo Sala de Educador 2015”, documento base da formacaodocente do ensino publico em Mato Grosso. O quadro teorico-metodologico esta composto deautores como Chevallard, Halte, Petitjean, dentre outros.

Referência(s)
Altmetric
PlumX