Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/rua.v24i2.8653451

ISSN

2179-9911

Autores

Amanda M. P. Leite,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX