
Integrando tecnologia digital no contexto do ensino de Física e Química na preparação para o Enem
2018; Linguagem: Português
10.5151/ecfa2018-22
ISSN2358-2359
AutoresLucas Antônio Xavier, Barbara Segatto, Cristina Rodrigues, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Sídnei Quezada Meireles Leite, Mateus Geraldo Xavier,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNos últimos anos têm se discutido sobre metodologias ativas com propósito de melhorar a aprendizagem de nossos educandos. A fim de inovar, foi introduzido o ensino híbrido, como prática pedagógica para fortalecer a capacidade das escolas Prof.ª Filomena Quitiba e Coronel Gomes de Oliveira de impactar mais diretamente nos resultados de seus alunos do Ensino Médio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Proporcionando aos alunos condições de serem protagonistas na construção de seu conhecimento de Física e Química a partir da sua própria ação, explorando a construção de mapas mentais até às competências e habilidades exigidas pelo Enem, por meio da produção de podcast. A realização de transmissão de arquivos multimídia, como recurso mediador foi com o objetivo de obter melhor aprendizagem, criando a cultura de autoria com os estudantes para alavancar a qualidade do ensino. Foram realizadas oficinas nas turmas a fim de orientar para a produção dos podcasts das questões do Enem. Os recursos mais utilizados no processo foram: Computadores, data show; aplicativo Hora do Enem, softwares, livros, celular dos alunos. Portanto, o ensino híbrido que alternou momentos de aprendizagem individual e/ou coletivo sem abandonar as aulas expositivas teve o objetivo alcançado mostrando como o ensino híbrido pode ser um trabalho mediado pela cultura digital.
Referência(s)