Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PIBID E A INSERÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DILEMAS

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 34; Linguagem: Português

10.1590/0102-4698190935

ISSN

1982-6621

Autores

Rosenilde Nogueira Paniago, Teresa Sarmento, Simone Albuquerque da Rocha,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

RESUMO: Este texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino.

Referência(s)