
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15253/2175-6783.2010000300009
ISSN2175-6783
AutoresWilma Dias de Fontes, Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal, Jocelly de Araújo Ferreira,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO ensino do processo de enfermagem tem representado um desafio na formação profissional, cujo enfrentamento reclama pela valorização do cuidado e dos profissionais da área. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que objetivou investigar as competências, conhecimento e habilidade, de discentes concluintes da graduação para a aplicação do processo de enfermagem; desenvolvido em João Pessoa-PB, de junho a dezembro de 2007, em três Instituições de Ensino Superior; teve como amostra 97 discentes, e como instrumento um questionário tipo Likert, fundamentado nas competências dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e na literatura pertinente. Os resultados foram analisados quantitativamente, revelando que a maioria concorda com a detenção das competências, conhecimento e habilidade, para aplicação das etapas do processo de enfermagem, mesmo quando uma destas competências se destacava em detrimento da outra; fato que suscita reflexões acerca da contribuição da integração teórico-prática em nível de formação acadêmica.
Referência(s)