Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15253/2175-6783.2010000300009

ISSN

2175-6783

Autores

Wilma Dias de Fontes, Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal, Jocelly de Araújo Ferreira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O ensino do processo de enfermagem tem representado um desafio na formação profissional, cujo enfrentamento reclama pela valorização do cuidado e dos profissionais da área. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que objetivou investigar as competências, conhecimento e habilidade, de discentes concluintes da graduação para a aplicação do processo de enfermagem; desenvolvido em João Pessoa-PB, de junho a dezembro de 2007, em três Instituições de Ensino Superior; teve como amostra 97 discentes, e como instrumento um questionário tipo Likert, fundamentado nas competências dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e na literatura pertinente. Os resultados foram analisados quantitativamente, revelando que a maioria concorda com a detenção das competências, conhecimento e habilidade, para aplicação das etapas do processo de enfermagem, mesmo quando uma destas competências se destacava em detrimento da outra; fato que suscita reflexões acerca da contribuição da integração teórico-prática em nível de formação acadêmica.

Referência(s)