Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estresse e correlatos com características de saúde e sociodemográficas de estudantes de medicina

2018; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21615/cesmedicina.32.3.3

ISSN

0120-8705

Autores

Yoshyara da Costa Anacleto-Estrela, Ariany Cibelle Costa Rezende, Anderson Ferreira Guedes, Charlene Pereira, Milena Nunes Alves de Sousa,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Introdução: O estresse é uma resposta inespecífica do organismo mediante uma pressão exercida sobre ele, suas reações fisiológicas são chamadas de “síndrome de adaptação geral”, dividida em três fases: alerta, resistência e exaustão. Objetivo: Analisar as fases do estresse e seus correlatos com características de saúde e demográficas de estudantes de medicina de uma faculdade do interior da Paraíba. Método: Pesquisa de caráter descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, teve como cenário de estudo uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no sertão paraibano. A amostra foi composta por 138 alunos do curso de Medicina da IES. Resultados: 21,02% dos acadêmicos não apresentam estresse e 78,98% apresentam: 0,72% encontram-se na fase de alerta; 61,59% na de resistência; 16,67% na de exaustão. Correlacionando os fatores de saúde e sociodemográficos, constatou-se que os alunos do sexo feminino, sem bolsa de estudo, que pensam em desistir do curso, tomam medicamento e que não procuram tratamento psicológico possuem maiores pontuações de estresse nas fases de resistência e exaustão. Conclusão: É necessário incorporar estratégias, como serviços de apoio psicológico, que possibilitem aos acadêmicos a lidar com essa realidade de forma adaptativa, valorizando e reconhecendo seus limites.

Referência(s)