
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO: subjetividade e afetividade na pesquisa
2018; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p574
ISSN2447-4266
AutoresLuís Mauro Sá Martino, Vitória Prieto Amá, Rafaela Artero do Nascimento, Fabíola Ballarati Chechetto,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste texto delineia o processo de tomada de decisões epistemológicas por alunas e alunos de graduação na elaboração de pesquisas de Iniciação Científica realizadas na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, entre 2016 e 2017. Catorze pesquisadores discentes foram entrevistados, focalizando três momentos: (a) a escolha do objeto de pesquisa; (b) a definição do referencial teórico e (c) a experiência de pesquisa como um todo. Os resultados sugerem a presença de um forte componente subjetivo e afetivo nas escolhas articulado com as dinâmicas de campo e demandas formais de pesquisa. Além disso, os pesquisados indicam o potencial de desafio e transformação no todo da experiência. PALAVRAS-CHAVE: Iniciação Científica; Comunicação; Epistemologia; Pesquisa ABSTRACT This text presents the results of interviews conducted to understant some epistemological aspects of research developed at Casper Libero Faculty of Media by undergraduates. The in-depth interviews with the junior researchers focused on three main research aspects: (a) the definition of the research object, (b) the choice of the theoretical frame and (c) the moment of writing. Main findings have shown that students highlight as “good experiences” a high degree of autonomy in the subject’s choice blended with a supportive, non-directive, supervision for theory and writing. KEYWORDS: Theory; Epistemology; Junior Research; Communication RESUMEN Este texto delinea el proceso de toma de decisiones epistemológicas por estudiantes de graduación en la elaboración de investigaciones de Iniciación Científica realizadas en la Facultad Cásper Líbero, en São Paulo, entre 2016 y 2017. Catorce investigadores discentes fueron entrevistados, enfocando tres momentos: (a) la elección del objeto de pesquisa; (b) la definición del referencial teórico y (c) la experiencia de investigación como un todo. Los resultados sugieren la presencia de un fuerte componente subjetivo y afectivo en todo proceso, articulado con las dinámicas de campo y demandas formales de investigación. Además, los encuestados indican el potencial de desafío y transformación en el todo de la experiencia. PALABRAS CLAVE: Iniciación Cientifica; Pesquisa; Epistemologia; Comunicación
Referência(s)