Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A DOCUMENTAÇÃO DO SPI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS RESERVAS INDÍGENAS

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 02 Linguagem: Português

10.31512/19819250.2018.19.02.160-167

ISSN

1981-9250

Autores

Carlos Magno Naglis Vieira, Lenir Gomes Ximenes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O trabalho com documentos históricos é sempre um desafio, pois requer inúmeros olhares “outros” do pesquisador. Olhares que precisam de atenção para desconstruir a visão eurocêntrica de mundo, a compreensão de novos conhecimentos inferiorizados e negados pela colonialidade, promovendo o diálogo entre eles (WALSH, 2009), e, ainda, procurar mostrar o protagonista da população em discussão e a sua própria história (VIEIRA, 2015). Os documentos em discussão, todos do Serviço de Proteção ao Índio/SPI, encontra-se no Centro de documentação indígena “Antônio Brand” no Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas/NEPPI na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. As reflexões correspondem as ações do Projeto de pesquisa “A relação entre a formação de professores, os projetos políticos pedagógicos e a organização curricular em escolas indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul”, aprovado no edital EDUCA/FUNDECT e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. É importante registrar que a pesquisa no qual resulta esses escritos, constitui um subgrupo de um projeto maior intitulado FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar com financiamento do Observatório da Educação Escolar Indígena/CAPES/INEP/MEC.

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