Artigo Acesso aberto Produção Nacional

The altarpiece of the Transit of the Soul of Saint Bernard of the Real Monastery of Saint Mary of Alcobaça: history, execution and conservation

2012; Associação Profissional de Conservadores - Restauradores de Portugal; Volume: 15-16; Linguagem: Português

10.14568/cp15-16_1

ISSN

2182-9942

Autores

André Varela Remígio,

Tópico(s)

Libraries, Manuscripts, and Books

Resumo

O retábulo do Trânsito de São Bernardo do Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça está hoje na capela que outrora fora de São Vicente. No século XVI, os túmulos dos reis D. Afonso II e D. Afonso III foram colocados nesta capela, tornando-a no epicentro do Panteão Régio de Alcobaça. Em 1639, foi construído um retábulo que enquadrou e dignificou estes dois túmulos reais. No último terço do século XVII, o orago da capela foi alterado para São Bernardo e foi encomendado um conjunto de esculturas monumentais em barro cozido policromado representando o Trânsito de São Bernardo. O retábulo existente sofreu obras de adaptação para receber o conjunto escultórico que terá sido executado em duas campanhas e por duas oficinas diferentes. Depois de um estudo mais aprofundado sobre a produção da escultura em barro cozido policromado do mosteiro de Alcobaça, defendemos a existência de pelo menos duas oficinas distintas, constituídas por irmãos conversos e eventualmente com a colaboração de artistas seculares. Estas oficinas executaram também esculturas para fora dos Coutos de Alcobaça. Dado o contexto histórico e simbólico deste retábulo, o tratamento de conservação e restauro das esculturas do seu plano horizontal assumiu a continuidade do tratamento efectuado pelo Instituto José de Figueiredo entre 1969 e 1973, numa perspectiva de manutenção e actualização de procedimentos, tendo o Princípio da Intervenção Mínima como linha orientadora.

Referência(s)