
O ACONTECER DA VERDADE NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER
2018; Volume: 10; Issue: 22 Linguagem: Português
10.36311/1984-8900.2018.v10n22.05.p13
ISSN1984-8900
AutoresBruno José do Nascimento Oliveira,
Tópico(s)Phenomenology and Existential Philosophy
ResumoO presente trabalho pretende analisar o texto de Martin Heidegger A origem da obra de arte, consistindo em conferências proferidas em 1935 e 36 publicada na década de 50, no livro intitulado Caminhos da Floresta (Holzwege). Heidegger é considerado um dos principais pensadores do século XX. A preocupação do autor nesta obra é pela natureza da obra de arte, como o próprio título já sugere, mas Heidegger apenas explicita e aponta o caminho para resolver o enigma da pergunta pelo fundamento da obra de arte. O objetivo deste trabalho é discutir a questão da verdade, que se define como um dos momentos mais importantes da filosofia de Heidegger. Iremos trabalhar com a noção de verdade na obra de arte e de como autor desenvolve tal ideia em seus textos. Em primeiro lugar abordaremos a noção de verdade para os gregos retomando o sentido originário de verdade como alétheia, em seguida veremos como o conceito de verdade difere do conceito de adequação, focando principalmente na relação entre mundo e terra que abandona o conceito tradicional de verdade e funda uma nova acepção a partir da arte. A questão da verdade não é uma questão aleatória no pensamento de Heidegger, entretanto representa uma questão extremamente problemática e muito mal compreendida ao longo do tempo, mas que foi entendida, a partir dos gregos, como uma questão fundamental e indissociável dos demais temas estudados pela filosofia.
Referência(s)