Artigo Acesso aberto Produção Nacional

JOGO DAS GRANDEZAS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE FÍSICA

2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/rpf.v2i2.12079

ISSN

2594-4746

Autores

Everaldo dos Santos Araújo, Bianca Martins Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo propõe ao ambiente escolar um jogo educativo para o ensino de Física, sobre as grandezas físicas e seus significados, com intuito de alcançar a participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O jogo envolve os principais temas abordados em física durante o ensino médio: mecânica, ondulatória, óptica, termodinâmica, eletromagnetismo e física moderna; viabilizando o uso em salas de aula do terceiro do ensino médio ou em turmas dos cursos de nível superior em Física, para revisão dos conteúdos. A presente pesquisa, além de propor o “Jogo das Grandezas” como recurso didático, apresenta resultados para sua aplicação com alunos da graduação, concluintes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre. Os resultados mostram que a dinâmica do jogo foi proveitosa, com grande aceitação por parte dos pesquisados, que demonstraram habilidades e segurança em relação aos conteúdos de Física, evidenciando instantes de descontração e seriedade durante a atividade. Verificou-se ainda que o jogo proposto é um instrumento promissor para o ensino de física.

Referência(s)
Altmetric
PlumX