Contabilidade inclusiva: uma necessidade especial

2016; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 1; Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

2446-9114

Autores

Ranylson de Sá Barreto Neto,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Vivemos um momento de inegaveis mudancas e transformacoes, de muitas instabilidades, mas tambem de muitas oportunidades. Em momentos de crise, ressaltam-se as deficiencias de todas as ordens, sobretudo as facultadas ao homem. Contudo os ditos deficientes cada vez mais estao ocupando (oureocupando) o lugar que lhes pertence por direito: a normalidade social. Para essa constatacao, nao e preciso ir muito longe, basta lancar um olhar sobre a literatura, musica, esportes, ciencias e demais campos de atuacao cultural e cientifica da humanidade para depararmos com muitos dos ditos deficientes, em evidencia, apesar de excluidos socialmente. Nas ultimas Olimpiadas, nossos atletas paraolimpicos ganharam mais medalhas, de ouro e prata, do que os atletas normais. Entao me pergunto : O que e a normalidade? Como todo processo social, a educacao tambem acontece de forma gradativa. Sendo assim, para que a tao sonhada socioeducacional aconteca, e necessario paciencia e acao. Uma vez que a inclusao dos portadores de necessidades especiais ocorre nos varios espacos de socializacao do homem (teatros, cinemas, restaurantes), e hora de os bancos escolares se permitirem cumprir o dever social de tornar a educacao acessivel a todos. Lanco, entao, algumas reflexoes sobre o ensino (sobretudo o superior) da no cenario dos ditos deficientes, istoe , dos individuos portadores de necessidades especiais. Este trabalho nao pretende revolucionar o ensino, mas tem o compromisso de ser um instrumento de fazer pensar sobre um novo enfoque da : A Contabilidade inclusiva. Nessas reflexoes, aponto diretrizes para fomentar o ensino superior de de forma didaticamente eficiente, soberanamente imprescindivel e socialmente justa e responsavel.

Referência(s)