Vendas no varejo eletrônico (via internet) no Brasil antes e depois da popularização dos smartphones / Sales in electronic retail (via internet) in Brazil before and after the popularization of smartphones

2018; Brazilian Journal of Development; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

2595-3621

Autores

Daiane Rodrigues dos Santos, Brena Ramalho Bastos, Julia Gabriel,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Para que o e-commerce ganhasse espaco consideravel nas decisoes dos consumidores e vendedores brasileiros, o desenvolvimento dos smartphones foi de extrema importância. Para as empresas, o e-commerce proporciona custos reduzidos associados ao alcance de novos clientes, enquanto que para os consumidores, as maiores vantagens estao na comodidade, na possibilidade de comparacao de precos e reducao de custos. Dessa forma, o e-commerce beneficia todas as partes envolvidas. O objetivo deste artigo e verificar, utilizando o teste de Toda e Yamamoto (1995), se o avanco no acesso a internet via celular e a popularizacao dos smartphones contribuiram para que o e-commerce se tornasse uma nova pratica de negocios. O artigo tambem analisou se houve mudanca no padrao das vendas no comercio eletronico brasileiro no periodo em que os smartphones tornaram-se populares no mundo todo. Para tal avaliacao utilizamos o teste de quebra estrutural elaborado por Zeileis et al. (2003). Os resultados dos testes sugerem que as variaveis podem estar relacionadas e que houve quebras estruturais sequenciais nas series analisadas. Portanto, o advento do smartphone, em conjunto com o aprimoramento das tecnologias e o aumento no volume de acesso a internet via aparelhos moveis, podem ter contribuido para a mudanca no volume do e-commerce brasileiro nos ultimos anos.

Referência(s)