
Construindo imaginários e memórias por meio da pintura La Revista de Santos de Juan Manuel Blanes
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/resgate.v26i2.8650199
ISSN2178-3284
AutoresCyanna Missaglia de Fochesatto,
Tópico(s)Memory, violence, and history
ResumoA presente pesquisa busca analisar uma pintura do artista uruguaio Juan Manuel Blanes. A pintura, intitulada La Revista de Santos, elaborada no ano de 1886, refere-se a uma encomenda que visava homenagear o então presidente militar do Uruguai, Máximo Santos. Nesse sentido, entende-se esta pintura como espaço de memória, representação e identidade nacional. Por meio dela tencionou-se representar os feitos de Máximo Santos exaltando não apenas sua imagem enquanto militar, mas, principalmente, seu governo. Não atoa foi retratado entre uma estátua equestre de Artigas, exposto na obra como elemento simbólico do herói da nação. Além dele, o quadro apresenta diversos outros militares da época, configurando um cenário de apoio político positivo para Santos. Contudo, almeja-se compreender a representação, a memória e os elementos simbólicos que foram intencionalmente construídos na tela, bem como o discurso que se pode investigar por meio da análise iconográfica.
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