Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por que ensinar tempo geológico na educação básica?

2018; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/td.v14i3.8652309

ISSN

1980-4407

Autores

Rafaela Santos Chaves, Simone Souza de Moraes, Rejâne Maria Lira-da-Silva,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Tempo Geológico é uma das construções mais importantes do pensamento científico, é essencial na tomada de decisões socialmente responsáveis sobre uso de recursos naturais e mudanças ambientais e é fundamental para compreender Evolução. A construção desta noção envolveu a aceitação de ideias ao longo da história da Geologia, portanto, defendemos que sua complexidade deve-se ao seu desenvolvimento histórico, em que conhecimentos diversos precisaram ser mobilizados. Este trabalho de revisão mostra que, nas escolas, algumas dificuldades para compreender Tempo Geológico são: elevado grau de abstração; interpretação de números grandes, escalas e eventos distantes da experiência humana; conflitos religiosos que interferem na aquiescência de uma Terra muito antiga. Propostas para superá-las são: uso de analogias; atividades que mobilizem perspectivas dinâmicas da Terra; introdução da história das geociências; emprego de narrativas históricas. É imprescindível o desenvolvimento de investigações sobre ensino de Tempo Geológico no Brasil e atenção à formação de professores.

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