Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Experiência interdisciplinar na educação básica e na formação de professores: artes, biologia e geociências.

2018; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/td.v14i3.8652424

ISSN

1980-4407

Autores

Sarah Gonçalves Duarte, Cláudia Maria Martins, Luana Graziella Bandeira, Lucio Caetano Carramillo, Marcos Pereira Gervásio, Maria Dolores Wanderley,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A interdisciplinaridade melhora o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, um método mesclando “Arte, Biologia e Geociências” foi desenvolvido. O objetivo desde método era fazer com que os alunos do Ensino Médio de um colégio estadual representassem através da arte a origem do universo, do planeta Terra e da vida, seguindo a escala do tempo geológico e da evolução dos organismos. Após quatro aulas teóricas, os materiais produzidos, coletados ou cedidos por universidades foram apresentados na exposição “Uma viagem na história da vida com Arte e Biologia”. Este método também foi aplicado aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Geografia, das universidades UFRuralRJ e UFRJ, como exemplo de vivência didático-pedagógica de um método interdisciplinar. Como resultado, verificou-se o aprendizado dos alunos do Ensino Médio e a conscientização dos alunos da licenciatura sobre a importância atividades interdisciplinares para minimizar a fragmentação do conhecimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX