Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A casca em si: Sobre a relação entre a filosofia da música de Schopenhauer e o pensamento musical romântico

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5902/2179378633790

ISSN

2179-3786

Autores

Márcio Benchimol Barros,

Tópico(s)

Literature and Cultural Memory

Resumo

Um dos principais pontos de apoio das interpretações que afirmam a relação entre o pensamento de Schopenhauer e o movimento romântico é a sua filosofia da música, comumente vista como expressão filosófica do movimento musical romântico. Esta última vinculação, por sua vez, costuma apoiar-se nas afirmações schopenhauerianas acerca do significado da música, que estariam em concordância com as concepções dos músicos e pensadores da música românticos a esse respeito. O texto a seguir procurará abordar este tema a partir de outro caminho: ao invés de considerar o significado que o filósofo atribui à música, tentarei examinar o significado que ele atribui ao termo “música”, ou seja, colocar-meei a questão sobre o tipo específico de arte musical que o filósofo tem em mente ao refletir sobre música em seus escritos. A partir desse exame, concluo ser insustentável a vinculação entre o pensamento musical de Schopenhauer e o do romantismo.

Referência(s)