Artigo Acesso aberto

Uma análise qualitativa-sistemática da relação entre o acúmulo de dívida técnica e a satisfação de usuários ao longo da operação de pacotes de software empresarial

2018; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português

10.15675/gepros.v13i4.2033

ISSN

1984-2430

Autores

Eduardo Franco, Kechi Hirama, Rogério Vieira Rossi,

Tópico(s)

Big Data and Business Intelligence

Resumo

A operação e manutenção de pacotes de software empresarial representa a maior parcela dos investimentos totais em iniciativas dessa natureza, que podem se estender por anos ou décadas. Ao longo desse período, o pacote de software sofre influências diversas que limitam sua capacidade de se adaptar a cenários emergentes e torna a avaliação de cenários de longo prazo uma atividade não trivial. Este trabalho investiga a relação entre o acúmulo da dívida técnica, incorrido ao longo do ciclo de operação e manutenção, e a satisfação dos usuários desses pacotes. A metodologia utilizada para a pesquisa consiste em uma análise qualitativa-sistemática baseada na revisão da literatura e em ferramentas da Dinâmica de Sistemas. Apresenta-se uma conceituação sistêmica da inter-relação entre a dívida técnica e a satisfação dos usuários decorrente das influências causadas durante o ciclo de operação e manutenção do software baseado nessa conceituação, discutem-se as relações causais e suas consequências relativas à manutenção de pacotes de software no acúmulo da dívida técnica e na satisfação de seus usuários. Desta forma, este trabalho busca suprir lacunas de trabalhos anteriores, que trataram o contexto de custo e benefício obtidos das atividades de manutenção por meio de modelos estatísticos, e estabelecer uma discussão sistêmica sobre manutenção de pacotes de software comerciais e seus resultados de longo prazo.

Referência(s)