Artigo Produção Nacional

Hábitos alimentares: influência sobre os riscos de alterações das funções gastrointestinais entre estudantes de Medicina.

2018; Issue: 08 Linguagem: Português

ISSN

2358-3622

Autores

R.S. Mancio, Valdey Antônio de Oliveira Cavalcante, Luiz Carlos Bedin Filho, Emerson Giuliano Palacio Fávaro, Luciana Marques da Silva, Rosa Maria Elias,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Introducao: As alteracoes das funcoes gastrointestinais ocorrem por meio da combinacao de sinais e sintomas recorrentes ou cronicos do aparelho digestorio sem que uma causa seja detectada. A incidencia destas alteracoes e influenciada por fatores nao modificaveis (sexo, idade e heranca genetica) e modificaveis (tabagismo, dieta inadequada, inatividade fisica, dentre outros), cuja exposicao intensifica-se na juventude. Analisando assim, a prevalencia de fatores dieteticos, o uso do fumo, do alcool entre academicos de medicina. Metodos: Estudo descritivo observacional transversal realizado com estudantes do inicio e do final do ciclo basico (1o e 4o anos) da Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiaba (MT). Resultados: Foram avaliados 93 alunos, com uma relacao H:M de 1:1,48, media de idade de 22,09 anos, nao temos fumantes no 1o ano de faculdade e possuimos 6,5% de fumantes no 4o ano, entretanto, se considerarmos as pessoas que bebem (ao menos uma vez por semana), o quadro se inverte e o 1o ano possui um total maior (51,6%) em relacao ao 4o ano (41,9%). Em relacao a alimentacao, os academicos do 1o ano possuem melhores indicativos que os alunos do 4o ano no que se refere a ingestao de frutas e verduras (76,27% x 64,5%), nao ingestao de alimentos gordurosos (46,69% x 35,48%) e a realizacao de cinco ou mais refeicoes ao longo do dia (69,35% x 67,7%). Conclusao: Esse estudo demonstrou que os estudantes do 1o ano de medicina possuem menores riscos para o desenvolvimento de alteracoes gastrointestinais do que os do 4o ano. Palavras-chave : Habitos Alimentares. Estudantes de Medicina. Funcao Gastrointestinal.

Referência(s)