Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Schopenhauer como educador: o esboço de misantropia filosófica de Nietzsche

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 3; Issue: 1 e 2 Linguagem: Português

10.5902/2179378633996

ISSN

2179-3786

Autores

Jarlee Oliveira Silva Salviano,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

Em 1874 Nietzsche publicou sua terceira Consideração Extemporânea – Schopenhauer como educador. Trata-se de mais um importante episódio desta complicada relação entre os dois filósofos. A filosofia schopenhaueriana, pela sua extemporaneidade, sua crítica severa e solitária à cultura da época e à filosofia universitária, serve ao jovem Nietzsche na construção do modelo ideal da nova cultura dos homens superiores, no seio da qual seria possível o engendramento do autêntico filósofo e do gênio na arte. Trata-se então de verificar os detalhes desta luta que o autor das Extemporâneas trava consigo mesmo nesta tentativa de conciliar sua veneração por Schopenhauer e sua negação de princípios metafísicos da tradição, na qual será incluída posteriormente a filosofia de Schopenhauer.

Referência(s)