Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores

2009; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2176-4360

Autores

Menga Lüdke,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O texto reune contribuicoes de pesquisas recentes e mais antigas, de varios autores e tambem minhas, sobre a formacao de professores. Uma ampla resenha recente, de colegas canadenses (BISSONNETTE et al., 2005) e uma pesquisa “classica” nacional (CANDAU, coord. 1988) ressaltam com clareza a importância do papel do professor e de sua formacao, para o sucesso de estudantes da educacao basica. Inspirada em suas constatacoes e prosseguindo em uma linha de pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores, apresento uma investigacao ja em desenvolvimento, focalizando um dos mais frageis elos do processo de formacao de professores: o estagio supervisionado. Nela procuro aprofundar aspectos analisados por estudos anteriores, sobre a participacao dos principais envolvidos no estagio: os proprios estagiarios e os professores regentes que os recebem em suas salas de aula. A nova pesquisa amplia o foco para toda a instituicao escolar, onde se desenrola o estagio, incluindo todos os seus participantes e estendendo o foco tambem sobre a outra instituicao parceira, a universidade, representada pelos professores supervisores do estagio.

Referência(s)