
Educação ambiental na educação básica: elementos para se pensar o trato da dimensão ambiental nas aulas educação física
2018; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24933/horizontes.v36i1.484
ISSN2317-109X
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo analisou o trabalho da dimensão ambiental tendo como elemento mediatizador os esportes de aventura nas aulas de Educação Física em escolas púbicas na região dos Inconfidentes, MG. Uma investigação qualitativa, de caráter exploratório descritiva com 29 professores, mostrou que, a Educação Física se mostrou alheia à dimensão ambiental abordada por meio de projetos educacionais nas escolas. Está distante dos objetivos da disciplina na Educação Básica, e da conexão entre conteúdos trabalhados, ênfase para os esportes de aventura, com questões ambientais. Isso dificulta a interlocução da Educação Física com os demais componentes curriculares na efetivação de propostas interdisciplinares como o é a dimensão ambiental.
Referência(s)