
Uma análise empírica da padronização de frota de companhias aéreas e os efeitos de fatores operacionais
2018; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v26i3.1587
ISSN2237-1346
AutoresRodolfo R. Narcizo, Alessandro V. M. Oliveira,
Tópico(s)Transport and Economic Policies
ResumoO presente trabalho desenvolve um modelo econométrico para avaliar alguns dos fatores determinantes das estratégias de padronização de frota de companhias aéreas. Considera-se a padronização em nível de modelo de aeronave, com controles dos efeitos da padronização de fabricante e de família dos equipamentos de voo. O modelo empírico foi estimado com dados do transporte aéreo brasileiro e utiliza diversas variáveis operacionais, como tamanho e idade médios da frota, fluxo de passageiros por voo e número de destinos servidos. O efeito de fatores de custos operacionais e de demanda são também incorporados ao modelo. Os resultados apontam para uma tendência à maior padronização de frota no Brasil. Entretanto, aumentos nos custos com combustível podem atenuar essa tendência, por induzir uma busca por aeronaves com tecnologia mais avançada e menor consumo energético. Os resultados da pesquisa possuem implicações de políticas corporativas e públicas visando ao estímulo da gestão eficiente e sustentável da frota das companhias aéreas no país ao longo dos próximos anos.
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