Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma análise empírica da padronização de frota de companhias aéreas e os efeitos de fatores operacionais

2018; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14295/transportes.v26i3.1587

ISSN

2237-1346

Autores

Rodolfo R. Narcizo, Alessandro V. M. Oliveira,

Tópico(s)

Transport and Economic Policies

Resumo

O presente trabalho desenvolve um modelo econométrico para avaliar alguns dos fatores determinantes das estratégias de padronização de frota de companhias aéreas. Considera-se a padronização em nível de modelo de aeronave, com controles dos efeitos da padronização de fabricante e de família dos equipamentos de voo. O modelo empírico foi estimado com dados do transporte aéreo brasileiro e utiliza diversas variáveis operacionais, como tamanho e idade médios da frota, fluxo de passageiros por voo e número de destinos servidos. O efeito de fatores de custos operacionais e de demanda são também incorporados ao modelo. Os resultados apontam para uma tendência à maior padronização de frota no Brasil. Entretanto, aumentos nos custos com combustível podem atenuar essa tendência, por induzir uma busca por aeronaves com tecnologia mais avançada e menor consumo energético. Os resultados da pesquisa possuem implicações de políticas corporativas e públicas visando ao estímulo da gestão eficiente e sustentável da frota das companhias aéreas no país ao longo dos próximos anos.

Referência(s)