Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Recomendação de estratégias pedagógicas através de emoções, perfis de personalidade e inteligências múltiplas utilizando raciocínio baseado em casos

2018; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2018.1213

ISSN

2316-6533

Autores

Adilmar Coelho Dantas, Sara De Melo, Márcia A. Fernandes, Luciano Lima, Marcelo Zanchetta do Nascimento,

Tópico(s)

Personality Traits and Psychology

Resumo

Este trabalho apresenta um sistema para recomendação de estratégias pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Para isto, foram consideradas características individuais do estudante, tais como perfil de personalidade e emoções básicas detectados durante o processo cognitivo. Além disso, foi desenvolvido um sistema de Raciocínio Baseado em Casos a fim de desenvolver novos casos, por meio das informações armazenadas no modelo do estudante, bem como a relação dessas características com as Inteligências Múltiplas de cada estudante. Assim, por meio do conjunto inicial de estratégias pedagógicas armazenados no modelo do estudante, têm-se como resultados uma base de dados composta por 91 novos casos retidos a partir de 9 casos iniciais.

Referência(s)