Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Roboto Pi: uma Plataforma Robótica para o Ensino de Introdução à Programação com Python

2018; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2018.775

ISSN

2316-6533

Autores

Robson Soares de Lima, Joacely Mamedio dos Santos Gomes, Alisson de Lima Brito, Ana Liz Souto O. Araujo,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

O ensino de programação introdutória em cursos técnicos e superiores possui problemas de alta taxa de evasão e reprovação. Para minimizar esse problema, pesquisas propõem introduzir a robótica pedagógica em sala de aula. Entretanto, identificamos que há poucos kits no mercado que visam atender esse público. Assim, esse artigo tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um kit de robótica pedagógico, chamado Roboto Pi, destinado ao ensino de introdução à programação para alunos de cursos técnicos e superiores na área de Computação. O kit de RP Roboto Pi não exige que os alunos tenham conhecimento prévio em eletrônica básica. Além disso, ele implementa uma API Python para programação dos sensores.

Referência(s)