Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente

2018; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2018.486

ISSN

2316-6533

Autores

Graziela Ferreira Guarda, Ione Ferrarini Goulart,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Esse artigo descreve uma metodologia para uso de ferramentas lúdicas amparada pela Computação Desplugada como processo de ensino-aprendizagem para a Educação Básica oriundo das atividades do projeto de pesquisa Logicamente cujo propósito é estudar e buscar alternativas para a construção de um processo de ensino-aprendizagem gamificado que visa contribuir para a inserção de novos métodos e melhoria do rendimento escolar no contexto das Ciências Exatas sob a ótica do Pensamento Computacional. Considerando o cenário escolar brasileiro, foram construídos objetos de aprendizagem com materiais acessíveis para trabalhar a inserção de habilidades como montagem de sequências lógicas, lógica de programação, criptografia, entre outros. Ao final, foi possível identificar melhoras significativas no rendimento escolar dos estudantes atendidos.

Referência(s)