Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A rota da aprendizagem: seriam os games uma via?

2018; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2018.1771

ISSN

2316-6533

Autores

Luis Henrique Pazzini, Gilda Helena Bernardino de Campos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação deve estar funda-mentada nas novas mutações contemporâneas pelas quais passa a re-lação com o saber (Lévy, 2014). No panorama da cultura digital, Heins-feld e Pischetola (2017) esclarecem que a competência docente se cons-titui como um desafio de incorporar as novas tecnologias, se apropriar delas para promover novas práticas e relações mais coerentes com a postura de incentivar a aprendizagem, de provocar o pensamento e a re-flexão. É o início de um desafio. Partindo da apropriação da reflexão acerca do uso da gamificação, investigar os games pelo prisma concei-tual de Petry (2017), tendo como objetivo analisar se um game do tipo mundo aberto possibilita uma boa aprendizagem de acordo com os de-zesseis princípios de James Paul Gee (2009).

Referência(s)