Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura

2018; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2018.417

ISSN

2316-6533

Autores

António Sebastião Rodrigues, Eduardo Aranha, Thiago Reis Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre aplicação da Computação Desplugada no contexto do ensino-aprendizagem de programação e/ou desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional (PC). A pesquisa foi realizada a partir da análise das publicações realizadas nos últimos 5 anos nos principais meios científicos brasileiros relacionados à Informática e Educação: SBIE, RBIE, RENOTE, WCBIE, WIE, WEI e SBGAMES. Os resultados reportados descrevem o público-alvo, a motivação, os recursos e métodos empregados no processo de ensino-aprendizagem, bem como, os mecanismos utilizados na avaliação, e, possíveis vantagens e/ou limitações da abordagem.

Referência(s)