Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EU NARRO. QUER NARRAR COMIGO? NOVAS FORMAS DE LEITURA E ESCRITA COM IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 11; Issue: 01 Linguagem: Português

10.20952/revtee.v11i01.9574

ISSN

2358-1425

Autores

Veronica dos Santos Conceição, Cristiane de Magalhães Porto, Kaio Eduardo de Jesus Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a estrutura de narrativas interativas produzidas em ambientes digitais on-line a partir dos conceitos aristotélicos de mimeses, catarse e poiesis. Para isso, se estabelece algumas comparações com a estrutura das narrativas literárias tradicionais e apresenta-se as narrativas ficcionais no contexto da Cibercultura como resultado de um processo evolutivo da literatura e do contexto sócio-histórico. Metodologicamente, o trabalho constitui-se por uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório-descritivo. O argumento principal defende a importância de o docente compreender essas novas narrativas como manifestação das diversas possibilidades compositivas da ficção que, na interação oferecida pelo ambiente virtual no contexto da Cibercultura, pode ser formulada e reformulada por meio das diversas linguagens, especialmente a digital.

Referência(s)