Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/atoz.v8i1.67259

ISSN

2237-826X

Autores

Jenifer Daiane Grieger, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este projeto se propõe a estudar os influenciadores digitais, identificando e descrevendo como se dá a construção identitária em torno de marcas do segmento de moda e beleza brasileiras na Internet promovidas por influenciadores digitais. Os influenciadores digitais usam seus perfis para conversar com seu público sobre pautas cotidianas, o que inclui hábitos de consumo, comportamentos, estilo de vida etc. Propondo um estudo exploratório, utilizando como instrumento a netnografia, que trata das mediações tecnológicas adotadas no contexto social e transpostas para os ambientes digitais em rede aos procedimentos clássicos da pesquisa, o estudo tem objetivo de: 1) compreender a configuração atual do mercado de influenciadores de redes sociais online no segmento de moda e beleza no Brasil; 2) investigar o comportamento digital de influenciadores digitais e seus seguidores; 3) analisar as interações entre seguidores e influenciadores digitais; 4) identificar e caracterizar elementos de construção identitária em torno de marcas a partir das interações entre influenciadores e outros atores sociais na rede.

Referência(s)