
NOCHE Y NIEBLA: O TESTEMUNHO COMO RETRATO DA VIOLÊNCIA EM UM CONTO DE MERCÈ RODOREDA
2018; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português
10.32988/rep.v2i6.813
ISSN2238-4502
AutoresGabrielly Aparecida Araújo, Kátia Aparecida da Silva Oliveira,
Tópico(s)Literature, Magical Realism, García Márquez
ResumoA literatura de testemunho, que teve seu apice no seculo XX, tem sido uma area de grande crescimento nos estudos literarios atuais e hoje constitui um campo bastante extenso de producao e analise. Pode-se dizer que a literatura de testemunho esta ligada a catastrofe e a violencia sofrida no decorrer do seculo supracitado, que, como dito por Hobsbawn (1994), foi considerado a “era das catastrofes” pela imensa quantidade de barbaries articuladas em tao pouco tempo. Ao tratar do testemunho, ou da memoria, deparamo-nos com duas correntes principais de criacao, dentro das quais grande parte das obras pode ser associada. A primeira corrente e a hispano-americana e a segunda linha e conhecida como literatura da shoah. Esses dois principais caminhos da escrita da literatura de testemunho apontam para a busca da objetividade e da denuncia com a vertente hispano-americana, e do intento de representacao do horror e sua subjetividade na experiencia humana com a shoah, cada uma buscando representar experiencias de violencia a partir de diferentes pontos de vista, tornando o campo ainda mais interessante e cheio de possibilidades. Seguindo a tradicao literaria da shoah, muitos escritores espanhois se tornaram expoentes ao retratar suas experiencias e memorias, seja em campos de concentracao, no exilio forcado ou nas diversas situacoes opressoras ocasionadas pelas ditaduras e guerras civis. Dentre eles, destacamos a escritora Merce Rodoreda, autora de uma extensa producao sobre o tema e da qual se analisou um conto, Noche y Niebla (1981), que trata exatamente da impossibilidade de viver equilibradamente na catastrofe da guerra. O texto apresenta um protagonista que nega qualquer envolvimento com a barbarie que presencia, nao se identificando como causador, mas sim como testemunha e como vitima. Seu enredo se passa em um dos inumeros campos de concentracao nazistas, e, apesar de ser breve, apresenta estrutura e elementos extremamente complexos que trabalham especialmente a representacao do trauma.
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