Artigo Produção Nacional

NOCHE Y NIEBLA: O TESTEMUNHO COMO RETRATO DA VIOLÊNCIA EM UM CONTO DE MERCÈ RODOREDA

2018; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português

10.32988/rep.v2i6.813

ISSN

2238-4502

Autores

Gabrielly Aparecida Araújo, Kátia Aparecida da Silva Oliveira,

Tópico(s)

Literature, Magical Realism, García Márquez

Resumo

A literatura de testemunho, que teve seu apice no seculo XX, tem sido uma area de grande crescimento nos estudos literarios atuais e hoje constitui um campo bastante extenso de producao e analise. Pode-se dizer que a literatura de testemunho esta ligada a catastrofe e a violencia sofrida no decorrer do seculo supracitado, que, como dito por Hobsbawn (1994), foi considerado a “era das catastrofes” pela imensa quantidade de barbaries articuladas em tao pouco tempo. Ao tratar do testemunho, ou da memoria, deparamo-nos com duas correntes principais de criacao, dentro das quais grande parte das obras pode ser associada. A primeira corrente e a hispano-americana e a segunda linha e conhecida como literatura da shoah. Esses dois principais caminhos da escrita da literatura de testemunho apontam para a busca da objetividade e da denuncia com a vertente hispano-americana, e do intento de representacao do horror e sua subjetividade na experiencia humana com a shoah, cada uma buscando representar experiencias de violencia a partir de diferentes pontos de vista, tornando o campo ainda mais interessante e cheio de possibilidades. Seguindo a tradicao literaria da shoah, muitos escritores espanhois se tornaram expoentes ao retratar suas experiencias e memorias, seja em campos de concentracao, no exilio forcado ou nas diversas situacoes opressoras ocasionadas pelas ditaduras e guerras civis. Dentre eles, destacamos a escritora Merce Rodoreda, autora de uma extensa producao sobre o tema e da qual se analisou um conto, Noche y Niebla (1981), que trata exatamente da impossibilidade de viver equilibradamente na catastrofe da guerra. O texto apresenta um protagonista que nega qualquer envolvimento com a barbarie que presencia, nao se identificando como causador, mas sim como testemunha e como vitima. Seu enredo se passa em um dos inumeros campos de concentracao nazistas, e, apesar de ser breve, apresenta estrutura e elementos extremamente complexos que trabalham especialmente a representacao do trauma.

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