Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Carne, queda e vôo: a Divina Comédia de Paulo Gaiad

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 6; Issue: 8 Linguagem: Português

10.5965/1808312906082011323

ISSN

1808-3129

Autores

Priscilla Menezes de Faria,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Investigação acerca das noções de queda e vôo, como movimentos narrativos, na obra Divina Comédia de Paulo Gaiad. A partir de algumas semelhanças poéticas, relaciona-se a obra de Gaiad com a Divina Comédia de Dante Alighieri e Nadja de André Breton e, através destas relações, busca-se compreender algumas singularidades da obra de Gaiad. Trabalhando com os conceitos de sedução em Baudrillard, de carne em Bataille e a imagem da esfinge proposta por Moraes; compreende-se que, enquanto, em Dante, o corpo empreende um vôo partindo do inferno em direção ao céu e em Nadja o corpo errante da narrativa surrelista se projeta em queda na direção de ambientes infernais, na Divina Comédia de Gaiad cair e voar coincidem e se tornam movimentos indistintos a partir de um corpo em êxtase para o qual perdição e salvação se dão como um mesmo destino.

Referência(s)