Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DO BAR AO PUB: HOMOSSOCIABILIDADE E IDENTIDADE GAY EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

2018; Volume: 1; Issue: 21 Linguagem: Português

10.21680/1982-1662.2017v1n21id13538

ISSN

1982-1662

Autores

Joseane de Souza, Rafael Simões Mendes Oliveira,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O consumo constrói tanto pontes como cercas. Ao pensarmos em todo o histórico de opressão que os homossexuais sofreram ao longo dos tempos nas sociedades ocidentais, percebemos que os contextos e os discursos sobre a homossexualidade mudaram e se adaptaram às sociedades capitalistas e de consumo. Em diversas cidades, e em especial nas capitais brasileiras, todo um mercado voltado para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) foi construído, possibilitando a emergência de identidades gays atreladas aos bens de consumo. Partindo da relação entre consumo e identidade gay, buscamos averiguar quais são os espaços de consumo e homossociabilidade voltados aos gays na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro e polo regional doNorte Fluminense. Para tanto, serão problematizadas questões como: a homofobia sofrida por esses homossexuais; a adaptação dos estabelecimentos noturnos na opinião dos homossexuais; o consumo de lugares e bens e os marcadores sociais de diferença.

Referência(s)
Altmetric
PlumX