Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Experiência de fluxo e prática instrumental: dois estudos de caso

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 6; Issue: 8 Linguagem: Português

10.5965/1808312906082011553

ISSN

1808-3129

Autores

Rosane Cardoso de Araújo, Margaret Amaral de Andrade,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

No presente artigo são apresentados dois estudos de caso sobre as práticas musicais de dois músicos com vivências em contextos distintos, tendo como base a Teoria do fluxo (Flow Theory) de Csikszentmihalyi. O “estado de fluxo” é uma experiência na qual o prazer no desenvolvimento de determinada atividade é proporcionado por meio do equilíbrio entre as habilidades do sujeito e o nível dos desafios enfrentados, a ponto de gerar um alto grau de concentração e satisfação pessoal. O objetivo geral para esta pesquisa foi verificar, nas situações de prática musical dos músicos participantes, a presença de elementos constituintes da experiência de fluxo, como a emoção, concentração, organização da prática (estabelecimento de metas). Os resultados deste estudo apontaram para a relevância dos processos auto-regulatórios como componentes essenciais da otimização da performance, que direcionam a atenção, e geram a concentração, favorecendo a vivência do fluxo.

Referência(s)