Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Projeto Ágil de Aplicativo como Mediação da Aprendizagem sobre Orientação a Objetos

2018; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2018.669

ISSN

2316-8889

Autores

Walber Antonio Ramos Beltrame,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os conteúdos de paradigma de Programação Orientado a Objetos nos componentes curriculares dos cursos de ciências exatas são planejados em sequência ao aprendizado de lógica estruturada, como avanço dos saberes para esse modelo de solução computacional. Essa transição é complexa e requer que um conjunto de habilidades e de competências sobre estruturas de programação sejam reconstruídas, ao ponto de evidenciar diferenças, vantagens e facilidades, como herança, abstração, sobreposição, sobrecarga, polimorfismo, encapsulamento e padrões de projeto. O objetivo deste artigo é apresentar uma dinâmica baseada em aprendizagem por projetos reais usando princípios ágeis como mediação da aprendizagem dessa disciplina, por um viés construtivista. Discussões sobre o modelo, ferramentas e desafios são apresentados a partir de um estudo de caso preliminar.

Referência(s)