
Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando Computação Desplugada
2018; Volume: 1; Linguagem: Português
10.5753/cbie.wcbie.2018.719
ISSN2316-8889
AutoresClaudia Werlich, Cristiani Crema, Avanilde Kemczinski, Isabela Gasparini,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoUm problema no processo de ensino e aprendizagem é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos estudantes. Uma estratégia que vem sendo utilizada é o ensino do Pensamento Computacional e a técnica de Computação Desplugada. Este artigo descreve um estudo de caso realizado na disciplina de Pensamento Computacional em uma escola particular de Ensino Fundamental. O objetivo do estudo de caso foi estimular o raciocínio lógico individual e colaborativo por meio de uma atividade da Computação Desplugada. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira de forma individual e a segunda de forma colaborativa. Como resultado foi identificado que os estudantes do 2º. ano do Ensino Fundamental I melhoraram seus resultados com a atividade em grupo. Espera-se que atividades como esta possam incentivar os estudantes a desenvolverem suas capacidades de resolução de problemas.
Referência(s)