UM ESTUDO DE CASO: PALESTRA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZADO SOBRE “DESASTRES AMBIENTAIS” PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
2018; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Linguagem: Português
10.19177/rgsa.v7e02018591-602
ISSN2238-8753
AutoresAlessandra Hodecker-Dietrich, Juarês José Aumond, Audrey Jones Souza, E. P. Cugiki,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO processo de desenvolvimento urbano sem planejamento, de parte considerável das cidades brasileiras, apresentam como consequência dois tipos de cidades. Uma cidade “formal” e uma cidade “informal”, oculta das estatísticas oficiais. A cidade informal se caracteriza por moradias irregulares, sem equipamentos urbanos básicos e situam-se em áreas que geralmente deveriam ser Áreas de Preservação Permanente (APP). Justamente estas áreas inapropriadas para ocupação, apresentam-se os maiores riscos de desastres ambientais, recorrentes no Vale do Itajaí. Neste sentido, a abordagem do conteúdo “Desastres Ambientais”, no ensino fundamental é de extrema importância como forma de educação para minimizar a suscetibilidade aos desastres futuros. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento construído pelos estudantes a partir de uma palestra ministrada pelo responsável da coordenação da Defesa Civil e aplicada aos estudantes de sexto ano do ensino fundamental. O conteúdo da palestra foi o tema Prevenção aos riscos Desastres Ambientais, com ênfase em deslizamento de solo. Essa prática docente ocorreu em uma escola da rede estadual do município de Brusque, em Santa Catarina. Após a palestra, os estudantes foram avaliados através de atividade de desenho, para representar duas situações: “casa em área de risco” e “casa fora da área de risco”. O resultado da análise indicou que praticamente todos os alunos apresentaram no desenho elementos relacionado à situação de risco. Os elementos identificados, em situação de risco foram moradias em encostas, aterros inadequados e a presença de chuva. Os elementos identificados em situação fora de risco foram residências em área planas, presença de vegetação e murros de proteção. Tendo visto a relevância do conteúdo “desastres ambientais” inserido no currículo do ensino fundamental, espera-se que práticas docentes tornem-se comuns nas escolas, visando a redução de riscos aos desastres.
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