Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogo de Física de partículas: Descobrindo o bóson de Higgs

2018; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2018-0124

ISSN

1806-9126

Autores

M. A. M. Souza, A. C. S. Nascimento, D. F. S. Costa, O. Ferreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo Neste artigo é proposto a utilização de um jogo didático como complementação metodológica para ensinar Física de altas energias, abordando a temática de Física de Partículas Elementares. A ideia é utilizar estratégias lúdicas e divertidas para ensinar fenômenos estudados no Grande Colisor de Hádrons (LHC), levando os participantes a fazerem novas descobertas didático-científicas, adquirir conhecimento e construírem conceitos que serão utilizados na formulação da teoria do bóson de Higgs e de sua detecção no experimento ATLAS. Embora tais conceitos tenham uma descrição quantitativa extremamente complexa, até certo ponto arraigada a uma análise experimental, é possível torná-la qualitativamente acessível sem precisar recorrer a formulações matemáticas avançadas, conservando, entretanto, seu caráter técnico.

Referência(s)