
EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental
2018; Linguagem: Português
10.5753/cbie.wcbie.2018.629
ISSN2316-8889
AutoresFernanda Pires, Rafaela Melo, Jean Marlon Machado, Marcos S. Silva, Fabrizio Franzoia, Rosiane de Freitas,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPensamento Computacional se constitui em uma ferramenta teórica poderosa para a resolução de problemas e que tem sido cada vez mais investigada no meio científico e aplicada educacionalmente. O presente artigo trata da proposta de um jogo de propósito educacional, que visa desenvolver o Pensamento Computacional através do entendimento e cuidados com o ambiente em que se vive, para também se gerar uma maior consciência ambiental e ecológica. EcoLogic é um jogo computacional de ação e estratégia em formato de puzzle, cuja missão do jogador consiste em explorar o ambiente resolvendo problemas lógicos. O tema tratado é a sustentabilidade através da coleta seletiva de lixo. Está ancorado nos quatro pilares do Pensamento Computacional e usa o Construcionismo como princípio de ação. O jogo foi desenvolvido para crianças a partir de oito anos, com aplicação recomendada tanto para uso em escolas, como apoio pedagógico, como uma ferramenta de entretenimento por crianças, jovens e adultos.
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