Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental

2018; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2018.629

ISSN

2316-8889

Autores

Fernanda Pires, Rafaela Melo, Jean Marlon Machado, Marcos S. Silva, Fabrizio Franzoia, Rosiane de Freitas,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Pensamento Computacional se constitui em uma ferramenta teórica poderosa para a resolução de problemas e que tem sido cada vez mais investigada no meio científico e aplicada educacionalmente. O presente artigo trata da proposta de um jogo de propósito educacional, que visa desenvolver o Pensamento Computacional através do entendimento e cuidados com o ambiente em que se vive, para também se gerar uma maior consciência ambiental e ecológica. EcoLogic é um jogo computacional de ação e estratégia em formato de puzzle, cuja missão do jogador consiste em explorar o ambiente resolvendo problemas lógicos. O tema tratado é a sustentabilidade através da coleta seletiva de lixo. Está ancorado nos quatro pilares do Pensamento Computacional e usa o Construcionismo como princípio de ação. O jogo foi desenvolvido para crianças a partir de oito anos, com aplicação recomendada tanto para uso em escolas, como apoio pedagógico, como uma ferramenta de entretenimento por crianças, jovens e adultos.

Referência(s)