Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma proposta de arquitetura de microsserviços aplicada em um sistema de CRM social

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 23; Issue: 53 Linguagem: Português

10.5007/1518-2924.2018v23n53p147

ISSN

1518-2924

Autores

Luiz Felipe Correa Chiaradia, Douglas Dyllon Jerônimo de Macedo, Moisés Lima Dutra,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

A explosão informacional, impulsionada, principalmente, pelo uso massivo de serviços da Web 2.0 é vista como um desafio para as noções tradicionais do CRM, considerando-se que o consumidor passa a ter um papel ativo no relacionamento com a empresa. Neste contexto, surge o CRM Social que é construído a partir da integração das estratégias tradicionais da Gestão de Relacionamento com o Cliente com ferramentas capazes de recuperar, armazenar e analisar informações coletadas das redes sociais. Por meio de uma pesquisa qualitativa e aplicada, este artigo busca abordar os conceitos das áreas de gestão de relacionamento com o cliente, CRM Social e Web 2.0, enumerando as características e benefícios oferecidos. Baseando-se nestas definições, propõe uma arquitetura de microsserviços para um sistema de CRM Social, que, apesar de aplicável para o enquadramento em questão, deverá ser testada com o intuito de determinar se a mesma atende aos requisitos propostos, visando performance e acurácia nas análises.

Referência(s)