FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE
2018; Editora Univates; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22410/issn.2176-3070.v10i3a2018.1727
ISSN2176-3070
AutoresNayane de Oliveira Silva, Cristina Guilherme de Almeida, Débora Raquel Sarmento Lima,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAs feiras de ciências são uma importante ferramenta de integração da escola com a comunidade, pois elas dão oportunidade para os alunos demonstrarem, por meio de projetos próprios, seu conhecimento científico, sua lógica e sua criatividade. O presente trabalho consistiu em avaliar qualitativamente a aceitação dos professores quanto à realização das feiras de ciências como uma estratégia para promover a interdisciplinaridade nas escolas. Para isso, foi organizada uma feira de ciências em um colégio de ensino médio do município de Campo Mourão, Paraná, onde, após a realização da mesma, os professores participantes responderam a um questionário. Os professores expressaram conhecimento considerável sobre esse tipo de evento e sobre a interdisciplinaridade e ressaltaram a sua importância para as disciplinas em que lecionam. Diante dos resultados, ficou evidente que as feiras de ciências constituem uma importante ferramenta para promover a interdisciplinaridade nas escolas, além de integrar as disciplinas, os conteúdos e toda a comunidade escolar, proporcionando aos alunos independência, oportunidade de crescimento pessoal e fuga da rotina escolar, tornando os alunos atuantes no processo de ensino e aprendizagem.
Referência(s)