Artigo Acesso aberto

FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE

2018; Editora Univates; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22410/issn.2176-3070.v10i3a2018.1727

ISSN

2176-3070

Autores

Nayane de Oliveira Silva, Cristina Guilherme de Almeida, Débora Raquel Sarmento Lima,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As feiras de ciências são uma importante ferramenta de integração da escola com a comunidade, pois elas dão oportunidade para os alunos demonstrarem, por meio de projetos próprios, seu conhecimento científico, sua lógica e sua criatividade. O presente trabalho consistiu em avaliar qualitativamente a aceitação dos professores quanto à realização das feiras de ciências como uma estratégia para promover a interdisciplinaridade nas escolas. Para isso, foi organizada uma feira de ciências em um colégio de ensino médio do município de Campo Mourão, Paraná, onde, após a realização da mesma, os professores participantes responderam a um questionário. Os professores expressaram conhecimento considerável sobre esse tipo de evento e sobre a interdisciplinaridade e ressaltaram a sua importância para as disciplinas em que lecionam. Diante dos resultados, ficou evidente que as feiras de ciências constituem uma importante ferramenta para promover a interdisciplinaridade nas escolas, além de integrar as disciplinas, os conteúdos e toda a comunidade escolar, proporcionando aos alunos independência, oportunidade de crescimento pessoal e fuga da rotina escolar, tornando os alunos atuantes no processo de ensino e aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX