Artigo Produção Nacional

MUSEU VIRTUAL E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE REPRESENTAÇÕES DO HOLOCAUSTO

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/tpe.v20i2.37932.g751375138644

ISSN

2237-8707

Autores

Elton Mitio Yoshimoto, Marilu Martens Oliveira, Evandro de Melo Catelão,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequencia didatica para a construcao de um museu virtual sobre representacoes do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilizacao na Educacao Basica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaco de reflexao critica. Planejou-se essa pratica para ser aplicada com alunos do 3o ano do Ensino Medio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construcao de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, genero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as producoes dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da tematica, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas esteticas, que influenciam as relacoes sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos generos textuais, considerando o planejamento de sequencias didaticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilizacao do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de Historia.

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