
Um estudo retórico de seções de análise e discussão de resultados em artigos acadêmicos escritos por estudantes do curso de letras
2019; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22481/lnostra.v6i1.13206
ISSN2317-2320
AutoresFrancisco Jeimes de Oliveira Paiva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo, como principal objetivo, analisamos e comparamos a descrição retórica da seção de análise e discussão de resultados do gênero artigo acadêmico experimental em atividades de leitura e escrita acadêmicas com alunos do curso de Letras (Língua Portuguesa e Literaturas), a saber, estudantes do último semestre da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam. Neste estudo, ancoramo-nos na obra de Bakhtin (1979, 1992, 1997); Swales (1990, 2004); Bhatia (1993, 1997) e, mais especificamente para a análise de gêneros acadêmicos, referentes às pesquisas de Bernardino (2007); Biasi-Rodrigues (1998); Motta-Roth (1995, 2001); Oliveira (2005); Bezerra (2006); Paiva (2011, 2018); Paiva e Duarte (2017) acerca da organização retórica de gêneros textuais vinculados à produção do discurso escrito de seus pares na comunidade acadêmica. Portanto, esta pesquisa conseguiu com base em um corpus composto por 10 AAE’s de alunos do Curso de Graduação em Letras, contextualizar a produção, o uso e a circulação desses gêneros textuais acadêmicos nessa comunidade discursiva através da descrição da organização retórica foi possível explicitar os propósitos comunicativos, aspectos estilísticos caraterizadores, bem como a estrutura composicional desses gêneros acadêmicos.
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