
Ricardo Boechat: uma análise de discurso do jornalista no rádio e na televisão
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/1984-6924.2018v15n1p129
ISSN1984-6924
AutoresBárbara Avrella, Cristiane Mafacioli Carvalho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoÀ luz dos estudos de Patrick Charaudeau (2004; 2006; 2008), neste artigo, fez-se uma análise do discurso do jornalista Ricardo Boechat no rádio (Jornal da Band-News FM) e na TV (Jornal da Band). Levando em conta as especificidades de cada suporte, buscou-se verificar quais as estratégias utilizadas pelo apresentador para estabelecer contratos de comunicação com os públicos. Como corpus, analisou-se o discurso do profissional em dois dias aleatórios – 25 de maio de 2017 e 2 de junho de 2017 –, considerando aspectos como: o contexto do discurso, o sujeito e os contratos propostos. Percebeu-se, a partir da análise, que o discurso de Boechat se dá de modo distinto em cada suporte, respeitando as particularidades de cada mídia, e tanto a visada de informação quanto a de captação estão presentes em seu discurso.
Referência(s)