Artigo Acesso aberto

PROTEGENDO A CASA DOS OPERÁRIOS BRANCOS: AS PRÁTICAS ODONTOLÓGICAS DOS PELOTÕES DE SAÚDE

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v15i2.47689

ISSN

2178-4442

Autores

Michele Metelski,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esta pesquisa é parte integrante da Tese de Doutorado em andamento desenvolvida na Universidade do Estado de Santa Catarina e objetiva preencher uma lacuna existente na História da Educação. O estudo procura reconstituir a história dos Pelotões da Saúde que foram constituídos na Escolas de Santa Catarina a partir do ano de 1941 demonstrando o lugar dessas instituições e o trabalho que as crianças desenvolviam nas escolas primárias. A pesquisa se baseou nos documentos como Atas, Relatórios Anuais, Relatórios Mensais e Reuniões Pedagógicas localizados no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. O presente texto enfatiza as criações dos pelotões de saúde, que faziam parte das Associações Auxiliares das Escolas, contando inicialmente em 75 escolas no Estado, entre elas, Grupos Escolares, Escolas Mistas Municipais, Escolas Mistas Estaduais, Escolas Estaduais, Escolas Isoladas Mistas Municipais, Escolas Isoladas Mistas Estaduais, Escolas Mistas Desdobradas, Escolas Femininas Estaduais, Escolas Isoladas Estaduais, Colégios Particulares, Escolas Públicas Estaduais.

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